top of page
Foto do escritorSuelen Weiss

48 - Nefrectomia

Os exames feitos na terceira internação deram indícios de que as infecções recorrentes estavam relacionadas ao rim esquerdo, possivelmente colonizado com fungo. Agendamos a retirada do rim.


Nos preparamos por semanas com doses diárias de fluconazol para o bebê e coragem para os pais. O pós cirúrgico tem riscos grandes. Enormes. Assustadores. Mesmo assim os pais precisam assinar a controversa folha do termo de responsabilidade. "Se der certo, mérito do médico; se der errado, culpa dos pais que assumiram o risco". Em muitos momentos minha intuição tortuosa achou que algo daria errado.


Nos preparamos gerenciando expectativas. A expectativa de que toleraria um aumento da dieta, de que respiraria muito melhor, de melhorar o desenvolvimento motor, de ter uma pressão arterial controlada.



Dia 13/10/2020 chegou o dia tão esperado. Demorou, mais de cinco horas. Deu certo, totalmente certo. Recuperou rápido. Voltou do centro cirúrgico extubado. Poucos dias de dor e febre. 6 dias depois deixamos a UTI. Mais 2 dias e voltamos pra casa.


Nada foi exatamente do jeito que especulamos. Talvez ficar calculando o futuro seja, afinal, apenas perda de tempo. Não quer dizer que não mantemos grandes expectativas em relação ao crescimento dele. Que venha logo a fila de transplante. Já se passaram 163 dias de diálise, mais muitos destes ainda estão pela frente.





61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page